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Employee Experience: O colaborador como foco central

Atualizado: há 4 dias

Nos últimos anos, a experiência dos colaboradores tornou-se um foco de atenção para muitos empregadores. Divergente a isso, menos da metade dos funcionários acreditam que os empregadores investem na melhoria da experiência deles.

Mas o que isso significa para o restante dos funcionários que não vêem seus empregadores tentando melhorar?



Como os funcionários percebem suas experiências no dia a dia e o que os empregadores podem fazer para melhorá-las?

Antes de chegarmos lá, vamos dar uma olhada no que realmente é o Employee Experience.


O Employee Experience (a experiência do funcionário) é a soma de todas as experiências que o colaborador tem na realização de suas atividades. E as empresas devem abordá-lo com uma estratégia eficaz e abrangente.

Na última década, testemunhamos uma onda de inovação no mundo do consumidor que transformou a maneira como vivemos nossas vidas, através da adoção em massa de estratégias de customer experience. Logo, como funcionário, esperamos ter estas mesmas boas experiências, assim como temos quando consumidores.


Nós acreditamos que as experiências devem ser cada vez mais fáceis e envolventes entre os funcionários durante a jornada, no cotidiano e durante os momentos de mudança.


Do momento do Onboarding com os novos colaboradores e durante toda a sua jornada dentro da empresa, a experiência do colaborador é marcante (bom ou ruim). É neste momento que o colaborador reafirma a sua decisão de ter escolhido a empresa ou entende que talvez não seja o lugar que ele queira fazer história.

Mesmo para acesso a informações simples, utilizando ferramentas e tecnologia no local de trabalho que são inadequados ou difícil de usar, ou funcionários que não se sintam ouvidos ou cuidados.


Todas as experiências cotidianas aparentemente pequenas se somam. E muitas organizações precisam saber lidar efetivamente com os problemas do dia a dia.


52% Dos colaboradores dizem que as Empresas não investem na melhoria da experiência dos colaboradores de forma adequada. Pesquisa realizada com 1400 profissionais (Acesse a pesquisa AQUI)


50% Metade dos funcionários não acreditam que os empregadores apoiam efetivamente funcionários durante seus eventos importantes como licença parental ou médica.


Momentos de mudança


Fora dos momentos cotidianos, há também momentos-chave de mudança em um trabalho ou vida pessoal de um funcionário, que representam um papel importante no seu desempenho. As empresas podem ter alguns processos em vigor para esses eventos mais importantes. Contudo, muitas vezes esses processos podem ser manuais ou inadequados.


Ainda neste contexto, o funcionário também realiza atividades mais simples, como preenchimento de formulários para pedido de crachá e solicitação de férias. Esses momentos também são importantes - o que significa que as organizações precisam proporcionar boas experiências ao colaborador em todos os momentos.


Do ponto de vista de uma organização, o envio de pedido de crachá ou solicitação de férias, podem parecer atividades separados e não estão atrelados à experiência do colaborador. Essas atividades geralmente abrangem são suportadas por departamentos distintos, como RH, TI e finanças.

Mas do ponto de vista do colaborador, independente do departamento responsável por atender suas solicitações, é fundamental que ele tenha uma boa experiência de resolução de suas solicitações. Então, o que os seus funcionários pensam? Quais são as suas percepções em relação ao tema “Employee Experience” e onde eles vêm espaço para melhorias?

Então, o que os seus funcionários pensam? Quais são as suas percepções no employee experience e onde eles vêm espaço para melhorias?

A integração dos pontos de vista do colaborador e empregador é o foco principal das organizações que buscam melhorar o employee experience e aumentar a produtividade e a retenção. É um momento importante para os colaboradores e organizações: não há segunda chance para uma primeira má impressão.

Pesquisas mostram que 45% dos novos contratados se inscreveram em outros lugares após um dia ruim em seu novo emprego.

Muitas organizações reconhecem o quão importante é a experiência de integração e não tem medido esforços para melhorá-lo.


Como as organizações podem melhorar a experiência do colaborador?


Você está equivocado se pensa que o salário é o maior atrativo para uma ocupação. Hoje, os colaboradores buscam empresas que valorizem sua pessoa e ofereçam oportunidades de desenvolvimento profissional. Este é o principal motivo porque muitos colaboradores até trocam de empresa, mesmo que a remuneração inicial seja inferior.


Para a sua empresa avançar de forma muito positiva na melhoria de experiências aos colaboradores é fundamental considerar: a cultura, seus processos, capacitação de pessoas e tecnologia adequada. Existem muitas tecnologias no mercado que você pode fazer uso, porém recomendamos a utilização de uma plataforma de employee experience, como a Plataforma ServiceNow, que contempla melhores práticas, processos e experiências pré formatadas, além de tecnologias intuitivas e de fácil utilização.


1. Fácil autoatendimento e acesso à informação no fluxo de trabalho

Hoje é surpreendente ver que quase metade dos colaboradores ainda lutam para obter informações e respostas para perguntas básicas - especialmente sobre Políticas e benefícios de RH.


Entenda que o foco principal para um colaborador deve estar atrelado a realizar um ótimo trabalho para sua organização, sem “tentar descobrir” como executar tarefas administrativas diárias. Mesmo com todas as tecnologias e ferramentas abundantes hoje, os funcionários ainda estão insatisfeitos com a experiência de obter a ajuda e informações de que precisam.


2. Colaboradores se sentindo ouvidos

Os colaboradores veem muitas maneiras pelas quais seus empregadores podem melhorar suas experiências - a questão é se as organizações estão ouvindo.


Garantir que os colaboradores se sintam valorizados e cuidados não é apenas ouvir, é sobre agir. Muitos desejam fornecer feedback, mas sentem-se inseguros sobre como esse feedback é recebido.


Essas percepções relacionais e emocionais têm benefícios mútuos. Ouça os seus colaboradores e você descobrirá como consertar o resto. Corrija o resto e seus colaboradores se sentirão ouvidos.


Fazer bem feito o Employee Experience e em uma escala consistência é difícil, mas não impossível. Chegou a hora de criar uma experiência holística para os seus colaboradores, apoiá-los em momentos de mudança e garantir que eles se sintam valorizados e ouvidos.


Veja como as nossas Soluções e conhecimentos podem ajudá-lo a transformar seus negócios para uma melhor experiência em serviços ao colaborador, ao cliente e para TI e facilities.



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